DIY: como fazer um scrapbook lindo e criativo

Conheça maneiras de eternizar suas memórias em um álbum de recorte 

Já teve aquele momento que desejou que o tempo parasse? De repente, o nascimento do seu filho, a primeira festa de aniversário ou de casamento? Há muitas datas que gostaríamos de relembrar e contar para as próximas gerações.

Levando em conta esse desejo de recortar essas memórias para relembrá-las, um scrapbook cumpre o papel ao exercitar a criatividade na construção de um álbum de recortes. Veja logo mais a respeito do scrapbook.

O que é um scrapbook?

Dizem que Thomas Jefferson tinha um álbum repleto de recortes de suas experiências. Diante disso, a realeza do século XIX foi influenciada por ele ao criar álbuns da nobreza e de seus costumes.

Não demorou muito para a tradição do álbum de fotografias chegar às demais classes sociais e adaptá-lo conforme o que tinha em mãos. E essa é a filosofia do scrapbook, que na sua tradução livre é álbum de recortes: customizar com aquilo que tem ao redor.

Essa simplicidade na confecção do scrapbook levou a criação de novas culturas desse conteúdo: a utilização de tecidos, adesivos, canetas, recortes de vários tamanhos das fotos, capas personalizadas com botões e escritos.

Gostou? Vamos então fazer o nosso álbum.

Primeiro: o tema

Ainda que existam várias possibilidades para criar o seu conteúdo no scrapbook, é necessário criar um tema principal para organizar o material. O que vai ser? O que será destacado? Será uma pessoa ou mais de uma destacada no álbum? Um evento, uma banda predileta?

A seguir, alguma dicas de temas para utilizar na confecção do seu álbum:

  • Datas de nascimento dos pais e filhos;
  • Data de casamento, namoro, noivado;
  • Banda ou artistas preferidos;
  • Uma viagem inesquecível;
  • Um álbum dos sonhos;
  • Relatos da mudança para a casa nova;
  • Seus desenhos ou filmes prediletos, etc.

Lembrando que essa não precisa ser uma tarefa solitária. A construção do álbum pode ser uma oportunidade de reunir os adultos e as crianças ao criar uma relíquia da família. É uma ótima ideia chamar todos para participarem na confecção.

Segundo: o material 

Depois de ter escolhido um tema, agora você pode selecionar o material.  Uma dica: você pode já comprar o caderno para customizar da maneira que se sinta mais à vontade. Isso já economiza um pouco. Ainda assim, nada impede que você faça tudo: a capa, encadernação, colagem das folhas, etc. 

Há várias casas e comércios que vendem material de papelaria. Lá você consegue encontrar tanto folhas como canetas, adesivos, brochuras, material tátil e abusar ainda de mais texturas para caprichar no álbum.

Giz de cera e cola colorida ajudam na decoração. É interessante também usar cola líquida — se for papel ou algo assim que for colar — e cola quente para madeira e outros materiais como EVA.

Lembrando que não há regras para o que colar no scrapbook. Além das fotos que são essenciais na montagem, por que não personalizar com um botão da roupa que usou naquela data? Ou aquele adesivo que ficou ali durante anos esperando o momento certo?

Lantejoulas, glitter, desenhos autorais ou colagens são bem-vindos.

Terceiro: veja exemplos.

Não há mal algum em se inspirar nos outros álbuns para fazer o seu. O bom é que uma pesquisa rápida já revela vários resultados, uns mais lindos que outros.

E como é uma experiência que sua família vai guardar para sempre, é importante que haja um planejamento, assim como foi na escolha do tema.

Para ter alguma visualização, pode até demarcar onde irão ser coladas as fotos e reservar o lugar das legendas que são as principais. As laterais ou espaços vazios podem ser preenchidos como bem desejarem, fazendo marcas das mãos com tintas, colocando tecidos, pintando, há uma infinidade de possibilidades.

Se quiser estabelecer um padrão, aqui vai uma recomendação: a cada duas páginas, um subtítulo. Assim pode ter um padrão de cor ou de palavras, ou ainda pode usar da mesma diagramação para todo o scrapbook. 

Depois de tudo colado, espere secar e chame todos para observarem a obra. Divirtam-se!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *