Artesanato em Feltro: Como Surgiu, Dicas, Cursos!

Esse material que até poucos anos atrás era completamente ignorado pelas artesãs, hoje reina absoluto como um dos materiais mais utilizado por elas.

Mas como surgiu o feltro?

Na Turquia e na Mongólia, países pertencentes a Ásia, tem-se registros arqueológicos de feltro utilizados na fabricação de: chapéus, tendas que abrigavam os povos nômades.

Yurt é o nome dado as tendas desse povo que vivia no Chahar, interior da Mongólia na China, suas tendas eram feitas com feltro, o que as mantinham bem aquecidas e protegidas das geadas e da neve intensa do inverno que chega a menos 20 graus.

Eram feitas também pantufas, mantas, os tapetes também eram feitos de feltro, esse material é um eficaz isolante térmico.

Chegando na era moderna o feltro passou a ser utilizado nos forros de carros, nos estúdios de música como isolante acústico.

Sabe aquele “tecido” que forra a mesa de bilhar? Então, aquilo é feltro, ele está presente em tantos lugares que a lista quase seria infinita.

Artesanato em Feltro

E de que material é feito o feltro?

Muito antes de ser criada a tecelagem e até mesmo o tricô, o feltro era feito com pelos de animais como por exemplo: lebres, lã de ovelhas, castor e até pelos de camelo, dizem que a origem do feltro vem do Egito antigo já que consta em sua composição pelos de camelo.

Na atualidade o feltro deixou de ser composto por pelos de animais e o este foi substituído por materiais sintéticos.

Um dos maiores fabricantes de feltro do Brasil teve uma profunda preocupação com o meio ambiente e inovou usando garrafas PET, sim garrafas de refrigerante, agua, substituindo os polímeros virgens de poliéster por esse material que ainda é tão pouco reciclado no Brasil.

A empresa se deu conta do quão vilão esse tipo de material é para o meio ambiente, para se fabricar 1 metro quadrado de feltro são usadas em média 12 garrafas PET.

Essa medida fez a empresa evitar que toneladas de plástico fossem parar nos lixões e tornando o feltro um produto 100% sustentável, não é toa que a empresa é líder no seguimento.

Em menos de 10 anos o feltro saiu da escuridão para os holofotes, sua versatilidade foi a maior revelação.

Artesanato em Feltro

Mas afinal, no que e para o que as artesãs usam o feltro?

Artesãs tem uma mente tão criativa e usam o feltro em praticamente todas as áreas do artesanato.

Com ele pode ser feito desde um simples chaveiro a bonecos para decoração de festas como: casamentos, batizados, chá de cozinha, chá de bebe, mêsversarios, debutantes e o mais comum os aniversários.

Também é muito usado como enfeite de porta de maternidade, bolsas, acredita que pode-se fazer até peças de bijuterias com o feltro, viu como ele é muito versátil.

Ha no mercado do artesanato uma enorme grade de professoras de artesanato utilizando o feltro, essas professoras desenvolveram cursos que funcionam como um tipo de clube onde você paga um valor por mês e recebe aulas mensais.

Nesses cursos são inclusos os moldes para confecção das peças, tudo muito bem detalhado e de fácil entendimento. Dicas de como saber o lado direito ou o lado avesso do feltro, pode parecer que ele tem os dois lados iguais mas ele tem um lado correto de usar.

As professoras também dão endereços de lojas onde você pode comprar o material mais barato ou enviam códigos de cupom em que elas fazem parcerias, umas dão suporte de mentora vitalício outras apenas por alguns meses.

Artesanato em Feltro

Como são geralmente as aulas?

As aulas são gravadas em estúdio ou no próprio ateliê, com várias câmeras posicionadas em todos ângulos para facilitar a visualização da confecção da peça em feltro.

Para a junção das partes é usado um ponto chamado caseado, esse ponto predomina na execução da peça, elas usam também o ponto palito, um com nome bem engraçado “rococó”, nozinho francês esse em geral se faz os olhinhos, ponto reto usado para contornos, todos os pontos são feitos uma a uma com agulha e linha.

O tipo de linha também é muito importante, não se usa a linha comum para costura e sim linha para bordados, essa linha é de algodão, seu toque é suave dando leveza ao visual da peça.

Depois da peça pronta, ela é recheada com fibra siliconada, é uma espécie de algodão sintético, o poliéster, material que é feita essa fibra, recebe um banho de silicone para deixa-la com um aspecto suave bem aveludado, fica bem macio o toque, parecendo mesmo um algodão.

Outros materiais são utilizados para decorar a peça, botões em formatos de coração ou estrelas, fitas de cetim dando um toque especial, rendas de algodão que traz delicadeza, até essências com cheirinho suave podem compor uma linda e delicada peça feita de feltro.

Para quem não tem habilidade com agulhas, o feltro aceita muito bem a cola quente, mas tem que ter todo um cuidado com a temperatura da cola pois o feltro pode derreter com o calor da cola.

O feltro tem uma trama bem fechada porem de fácil moldagem, os chapéus feitos com ele é um exemplo da sua facilidade em tomar algumas formas.

Um famoso modelo de chapéu é o Floopy, nos anos 70 o chapéu Floopy teve seu auge sendo muito usado pelos da chamada tribo Hippie.

Embora sua finalidade era proteger a cabeça das alterações climáticas, protegendo até de chuva já que o feltro tem um certo grau de impermeabilização, os Hippies o adotaram como um dos símbolos da sua tribo sendo utilizado por homens e mulheres.

Artesanato em Feltro

E como é feito o feltro?

Calandragem é o processo utilizado na fabricação do feltro.

São utilizados dois ou mais cilindros contra rotantes, que aquecidos a uma determinada temperatura fazem a matização, condensação e prensagem do material utilizado que no caso do feltro são as fibras sintéticas, tais como o acrinolitrilo que é a base de petróleo, raiom a base de polpa de madeira ou o acrílico.

O feltro de fato é encantador.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *