Pintura em tecidos [Aprenda as dicas na resenha]

Já pensou em fazer artesanato? A pintura em tecidos é uma ótima opção para quem quer começar e eu tenho certeza que você irá se apaixonar.

Se a sua dúvida é se você conseguirá e terá talento para isso, não se preocupe, é normal iniciantes pensar dessa forma, pois é algo nunca feito e gera esse pensamento mesmo. Mas, tudo nessa vida é aprendizado e não existe nenhum pré-requisito para iniciar a pintura.

Para você que quer entrar no mundo do artesanato e na pintura em tecido, não perca mais tempo e leia a resenha até o final pois falaremos mais sobre esse lindo universo que milhares de mulheres do mundo amam de paixão.

Vamos te passar dicas e os primeiros passos, que você deve tomar para facilitar essa sua nova vida de artesã.

Pintura em tecido, o que é?

A pintura em tecido é uma das modalidades do artesanato que é praticada com o uso de tecidos, que acabam se tornando telas que ganham vidas com desenhos coloridos. Essa cultura foi criada no Brasil, e nos desenhos são encontrados animais, flores, frutas, trechos bíblicos, saudações matinais, ditados populares, desenhos de natal, mensagens positivas e até mesmo piadas.

Colocar na sua vida o artesanato é uma forma simples de colocar arte cotidiana e cultura no seu dia a dia e quem decide realizar essas atividades acabam encontrando uma forma pratica de relaxar do estresse do dia a dia e o tão terapêutico que é realizar pintura em tecido.

A pintura é uma atividade muito ocupacional e é uma ótima forma de tirar um dinheiro no final do mês, gerando bons lucros e exigindo pouco investimento inicial. Você pode divulgar suas pinturas através de páginas, no Instagram, facebook, em grupos de artesãs online e de outras maneiras, como em feiras de artesanatos na sua cidade, etc.

Onde aprender a pintar?

Para quem quiser aprender a pintura em tecidos existem dois passos para isso, o primeiro deles é autodidata, com o uso fácil da internet é possível aprender tudo de forma online com o conteúdo que mais te interessar e aprender o que desejar.

A outra maneira é investindo em aulas presenciais, você pode escolher um local onde vai fazer as aulas. Muitas destes lugares já oferecem o material que será incluso no curdo e além de matar o tempo fazendo algo muito produtivo, você poderá conhecer novas artesãs e trocar ideias e até mesmo fazer parcerias e amizades.

Independente da técnica que você escolher realizar, é possível pratica-las em casa e vender os seus tecidos onde você achar mais viável.

Pintura em tecido

Maneiras de praticar pintura em tecido

Você pode praticar a pintura em tecido em com modalidades diferentes, são 3 delas:

  • Pintura com carimbo

Essa é uma modalidade muito fácil de ser praticada, basta você aplicar a tinta da cor desejada no carimbo e aplicar uma força aplicada no tecido para que o desenho se fixe. Essa é uma técnica que é muito usada em oficinas culturais, muito usada e adoradas por crianças e idosos.

  • Pintura com Stencil

De modalidade mediana, essa pratica exige além da tinta, o uso do stencil. Parece ser bem simples, porém é necessário ter cautela, você precisa aprender o molde interno de tinta e posicionar o molde no local certo.

  • Pintura a mão livre

Este é um nível avançado da pintura em tecidos

Esta é mais usado por pessoas que já estão com mais experiência com a tinta, pincel e com os desenhos, pois acaba exigindo criação de esboços antes que você comece a pintura. Essa modalidade pode gerar em iniciantes frustações pois não é fácil e para obter bons resultados é necessário aprender técnicas e treinar muito.

  • Dicas para iniciantes

Vamos dar algumas dicas importantes para iniciantes nessa área.

A primeira dica é escolher o tecido certo, pois não são todos os panos que absorvem a tinta, por isso vemos mais pinturas em toalhas de mesa, pano de prato, toalhas de banheiro, pois são nestes tecidos que a tinha fixa.

Para a pintura, são mais indicados tecidos com 100% algodão. Também são utilizados tecidos mesclados com fibra sintética e algodão, porem perder na duração e no brilho comparado com os de 100% algodão.

A segunda dica é preparar o seu tecido antes de iniciar a pintura, é necessário limpa-lo antes de receber o pigmento, é ideal lavar com sabão neutro, deixa-lo secar na sombra e antes de pintar passar o ferro suavemente. É dispensável o uso de alvejantes ou outros produtos abrasivos.

A última dica é criar uma base antes de desenhar, para que as cores se fixem de melhor forma, antes de pintar crie uma base. Procure passo a passo de fundos para pintura e de como esfumar as cores no tecido.

Pintura em tecido

Materiais básicos para pintura em tecidos

  • Prancheta em MDF, para apoiar o tecido;
  • Peças de tecido, lisas e limpas;
  • Lápis B6, usado para transferir o desenho para o tecido;
  • Cola permanente, para fixar o tecido nos suportes e para fixar stencil no tecido;
  • Fita crepe, mesmo finalidade que a cola permanente;
  • Pincéis, para fazer o contorno e pintar;
  • Bandeja, para a lavagem após o uso dos pinceis;
  • Tintas verde, vermelha e azuis, pois apenas com essa é possível obter outras cores;
  • Aguarrás, para limpar os pinceis e bandejas;
  • Diluente, para trazer brilho nas sintas e afina-las.

Com o uso destes materiais é possível começar a realizar as pinturas. É possível adquirir também outros materiais, como o pincel tanque que carrega bastante quantidade de tinta. Também é possível adquirir uma paleta de pintura.

É super simples de começar a pintar em tecido, é muito comum não sair perfeito, acontecer borrões e também ser demorado, mas com o tempo você ganhará confiança, segurança e habilidade. Depois de ganhar pratica, tenho certeza que fará desenhos e pinturas lindas em tecidos e quem sabe poderá ganhar uma renda extra no final do mês com sua arte.

Procure uma escola de artes perto da sua casa ou aprenda em casa por meio de aulas online e vídeos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *