Pintura em madeira: Conheça Todos os Tipos

No século 18 essa técnica de pintura chegou nos estados unidos e se tornou o artesanato mais popular entre as mulheres.

A pintura country, como ficou mais conhecida na verdade tem origem no país da Noruega foi se espalhando até chegar na Nova Inglaterra que fica na região nordeste dos estados unidos.

Tipos de pintura em madeira

  • Folk art

Traduzindo para o português, folk art quer dizer pintura folclórica, esse estilo explora o sombreado, usa e abusa das cores fortes, é bem colorida, porem tem um tom mais sombrio, usam de algumas técnicas para deixar a peça pintada com ar de envelhecida.

  • Estilo bauernmalerei

Já é um tipo de pintura que seus traços lembram muito virgulas e até a letra S, esse estilo teve origem na Alemanha, Bauer traduzindo para o português significa agricultor e maler traduzindo para o português significa pintor.

Com essa técnica é mais para pintar flores, folhagens e até alguns pássaros.

Em Curitiba é bastante comum ver as casas coloniais de chás com decoração de quadros pintados com essa técnica.

  • Tole painting

No início era somente aplicada essa técnica no estanho, com o passar do temo e muitos testes descobriu-se que a mesma técnica também ficar muito bonita em madeira, moveis.

Tem um custo muito baixo e pode ser facilmente aplicada por pessoas que não tem o costume de pintar com técnicas mais elaboradas.

Por isso o tole painting é mais usado para fazer restaurações de moveis.

  • Still life

Estilo livre é a tradução do português para essa técnica.

Retrata com mais realidade objetos, animais, flores, pessoas, pois quem pinta da mais atenção aos detalhes como a luz sobre o objeto, profundidade, sombreado, detalhes como os fios de cabelo, brilho dos olhos.

Pintura em madeira

  • Pintura country

Essa técnica é a mais usada e ensinada, ela retrata muito coisas fofas, como joaninhas, bebes, flores, animais, mas tudo de forma mais lúdica.

As flores por exemplo, suas pétalas são pintadas como se fossem feitas de tecido xadrez, as abelhas ganham expressões de olhar meigo, ursinhos são pintados como se estivessem fazendo biquinho de choro.

A pintura country chegou no brasil em meados dos anos 2.000, virou um artesanato de luxo pois seus materiais utilizados eram muito caros.

Para a pintura country não se pode usar qualquer pincel, suas cerdas devem ser bem delicadas pois esse tipo de pintura valoriza os detalhes e os pinceis brasileiros eram muito grosseiras suas cerdas.

E para tamanha delicadeza somente os pinceis importados eram capazes de proporcionar um trabalho beirando a perfeição.

E na época as fabricas de pincel no Brasil não produziam esse tipo de pincel para pinturas mais delicadas, obrigando assim as mais novas artistas do pedaço a comprarem os pinceis importados e nem todo mundo podia pagar os valores tão altos.

As tintas também foram um problema a variedade de cores das tintas brasileiras também não era grande e sem contar que não eram vendidas em quantidades pequenas, sempre em latas de no mínimo 500ml.

As revistas com os desenhos que eram copiados na madeira também além de serem difíceis de importar tinha a questão do idioma, eram todas escritas em inglês impossibilitando de entender qual técnica a ser usada.

Com toda essa dificuldade só fazia esse tipo de pintura quem tinha um poder aquisitivo mais elevado, que possibilitava por exemplo ir para os estados unidos fazer curso com as mais renomadas professoras de pintura country.

Todo e qualquer material envolvendo esse tipo de pintura em madeira era caro, um exemplo que envolve até o meio ambiente é a esponja marinha.

Pintura em madeira

Essa esponja dá um efeito único na peça, por se tratar de um material que é retirado da natureza, a espoja marinha passou a ser o material mais caro e o desejo de toda pintora especialista em pintura country.

Os pinceis também tiveram algumas mudanças, antes era usado pelo de um animal chamado Marta.

Esse animal não só fornecia pelos para fabricação de pinceis, mas sua pele também era utilizada para fazer casacos.

Seu pelo de fato é muito macio, item primordial para uma pintura delicada, a macies do pincel.

Com o tempo as fabricam conseguiram desenvolver um material sintético bem próximo a Maciel do pelo de marta, sendo assim hoje o animalzinho não é mais caçado.

Felizmente para a natureza porem infelizmente para as pintoras, a esponja marinha foi proibida a venda em todo o mundo.

Nos dias de hoje já é mais barato vamos dizer assim, aprender a pintar pintura country, com a demanda alta nesse ramo as fabricas brasileiras passaram a desenvolver produtos nacionais voltado para essa técnica.

É possível hoje em dia comprar materiais com a mesma qualidade que os importados porem com um preço bem menor e com muita qualidade.

Até a madeira utilizada, que no caso é o MDF, para fazer a pintura country era de péssima qualidade, se perdia muito tempo lixando o MDF para suavizar as imperfeições de cada peça.

A pintura country também é muito usada em peças de decoração de natal como guirlandas, porta panetonne, os enfeites de arvore de natal.

 

  • Pintura de patina

A pintura de patina é utilizada em moveis, essa técnica deixa os moveis com aparecia envelhecida, guarda roupas ficam muito bonitos com essa técnica, mas as cômodas são as que melhor se destacam com a pintura de patina, principalmente porque as cômodas possuem puxadores de gaveta no material imitando ferro envelhecido.

  • Patina provençal

A patina provençal é a mais conhecida e mais fácil de fazer, você só precisa de uma peça ou um móvel de madeira, pincel ou rolo de pintura dependendo do tamanho da peça, tinta de PVC na cor branca e palha de aço ou lixa de madeira fina.

Lixe a peça e tire todo o pó, a peça precisa ficar bem limpa para ter um bom resultado, aplique a tinta de PVC por toda a peça, de preferência duas demãos, esperando secar muito bem entre uma demão e outra.

Pintura em madeira

Com uma lixa bem fina lixe algumas partes da peça até que a tinta de PVC saia dando um aspecto de envelhecido na peça.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *