Trico: Confira Tudo Neste Artigo!

Quem nunca aqueceu o pescoço com um cachecol tricotado pela vovó ou pela mamãe, vestiu um par de meias para aquecer os pês no inverno, é muito aconchegante essas peças feitas de lã.

Cobertores feitos de lã de carneiros são comuns de se ver em casa onde vive um idoso, eles aquecem as pernas e trazem aconchego.

O tricô é muito mais antigo do que se imagina.

Meias do Egito

O tricô é muito mais antigo do que se imagina.

Arqueólogos registraram a descoberta de um par de meias tecidas em lã, essa meia acreditasse que são do ano 1.000 a.c.

As duas peças que foram encontradas não formam um par com desenhos idênticos, porem formam desenhos geométricos bem característicos do antigo Egito.

Bem provável que esses desenhos para serem tão bem elaborados, não foram utilizadas duas agulhas como é feito o tricô hoje em dia.

Ao estudarem as tramas chegaram à conclusão de que os egípcios utilizaram pelo menos de 8 a 10 agulhas para confeccionar a forma cilíndrica, possivelmente as agulhas eram de materiais como ossos ou madeiras.

As peças estavam em excelente estado de conservação uma vez que o clima da região é bem seco, impossibilitando assim que a umidade deteriorasse as meias.

A obra de Homero

Penélope é a personagem central da obra de Homero, no quadro ela aprece com semblante entristecido, na cena ela está tricotando uma peça para seu marido Ulisses, enquanto ela o espera regressar da famosa guerra de Troia.

Ulisses então para desolação de Penélope, não regressa da guerra, o que obriga Penélope a desfazer todo seu tricô obedecendo a ordem de seu pai.

tricô

Tricoteiras espiãs

Imagine a cena, várias mulheres nas varandas ou janelas de suas casas tricotando suéteres, gorros, cachecóis, meias, cobertores, sapatinhos para seus bebes, luvas, essa imagem pode parecer somente mais um dia comum na vida dessas donas de casa e nada suspeita não é mesmo?

Mas pasme, na verdade essas mulheres aparentemente inofensivas estavam tricotando informações para serem levadas aos quarteis no fronte.

Sim, os pontos utilizados nas peças na verdade eram uma espécie de código morse, cada nó dado representava um código.

Essas donas de casa jamais levantariam suspeitas, então seus maridos em guerra tiveram a brilhante ideia de se aproveitar dessa habilidade de suas esposas e assim ficarem informados sobre as posições das tropas inimigas.

Elas enviavam as peças tricotadas para os maridos, ao receberem as peças eles identificavam os pontos e traduziam o que elas queriam dizer.

Esse disfarce perfeito foi usado na primeira e na segunda guerra mundial.

Quem diria que um grupo de tricoteiras na verdade eram espias.

Cinco curiosidades sobre o tricô

1 – William Lee foi um inglês quem em 1.589 inventou a máquina de fazer tricô, a partir daí o tricô passou a ser produzido em escala maior e o tricô de duas agulhas passou a ser um hobby.

2 – Tricotar pode ser usado como terapia, tem os mesmos benefícios que uma meditação.

3 – Nos anos 20 a estilista francesa Coco Chanel e a estilista italiana Elsa Schiaparelli usaram cada uma um suéter de tricô, o ato virou tendência e o tricô deixou de ser uma arte usada pela classe trabalhadora e passou a ser utilizado pelos consumidores alta costura.

5 –  Ossos de animais eram possivelmente utilizados como agulhas pois na época em que foi criado o plástico ainda não tinha sido inventado.

tricô

Mas o que é tricô?

Primeiro que tricô é sim uma arte, uma arte que se usa uma técnica de entrelaçamento do fio.

Para que esse entrelaçamento ocorra são utilizadas duas agulhas medindo aproximadamente entre 25cm a 35cm de comprimento, as agulhas também têm espessuras que vão de 3mm a 8mm.

O mais comum para fazer tricô é o fio de lã, que pode ser de lã de origem animal como lã de ovelhas ou lã sintética, o fio de algodão também pode ser utilizado porem não é tão comum as tricoteiras usarem, elas preferem usar a lã por ser mais macia ao toque e mais leve.

Dois pontos são básicos no tricô, o ponto tricô e ponto meia, uma dica para não se perder nesse entrelaçamento de fio é sempre dizer em mente as palavrinhas: um ponto e uma laçada, assim você não se perde durante a execução.

Tricô medalha de ouro

A notícia mais triste que um atleta poderia receber é que todo seu esforço para aperfeiçoar sua performance e se apresentar é que estaria fora das olimpíadas.

Pois essa notícia oficial caiu como um efeito de bomba para os atletas e para atletas do mundo inteiro.

Por causa da corona vírus 19 que se tornou pandemia mundial, os jogos olímpicos e paraolímpicos que seriam sediados no Japão, foram adiados para o ano seguinte, 2021.

Chegado 2021 e a pandemia mais controlada enfim os jogos olímpicos teve seu início.

O britânico Tom Daley não se destacou só por ser ouro nos saltos ornamentais dos jogos olímpicos, Daley é um jovem atleta apaixonado por tricô.

No centro aquático o jovem foi visto várias vezes tricotando, sua habilidade com as agulhas é tão apurada que ele fez um cardigã, uma espécie de casaco aberto na frente, com a bandeira britânica, os anéis olímpicos e escrito Tóquio em letras japonesas.

Esse cardigã foi produzido durante os jogos, entre uma competição e outra, o garoto tem talento mesmo.

Daley também fez uma simpática bolsinha para guardar a tão sonhada e conquistada medalha de ouro, detalhe a bolsinha é a bandeira britânica.

Dono de uma simpatia, o atleta também posta suas tricotadas na sua rede social, lã tem todo seu trabalho exposto, tem tapete, cobertores, suéteres que ele fez para o filho.

São peças bem coloridas, modernas, tem foto dele e do filho usando o mesmo modelo de cardigã, ambos feitos por ele, tem bichinhos, o rapaz tem talento dentro e fora das piscinas.

tricô

Aprenda a fazer tricô também, seu talento com artes manuais pode estar em duas agulhas e um novelo de lã.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *